Instrumentação Cirúrgica
Apresentação:
O curso de Capacitação Técnica em Instrumentação Cirúrgica tem o objetivo de desenvolver competências necessárias para a prática profissional de instrumentação cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente.
O Técnico em Enfermagem, capacitado em Instrumentação Cirúrgica, poderá atuar em blocos cirúrgicos de instituições públicas e privadas, em nível secundário ou terciário de atenção à saúde.
Objetivos:
- Qualificar técnicos de enfermagem para o efetivo desempenho das ações pertinentes ao perfil profissional de capacitado em instrumentação cirúrgica, com competência técnica para participar junto à equipe multiprofissional, desempenhando atividades de enfermagem inerentes aos procedimentos cirúrgicos sob a sua responsabilidade, com ênfase em instrumentação cirúrgica.
- Proporcionar aos discentes o domínio de bases conceituais, científicas e tecnológicas que fundamentam as ações do técnico em enfermagem capacitado em instrumentação cirúrgica.
- Desenvolver habilidades para o trabalho em conformidade com as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde, respeitando sempre a utilização dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC).
Perfil profissional:
- Considerar a articulação da organização, complexidade, estrutura e funcionamento do Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização e Recuperação Anestésica, com o objetivo de integração com a prática profissional.
- Prever, solicitar, registrar e avaliar os materiais e equipamentos necessários à realização do ato cirúrgico, garantindo a segurança do procedimento cirúrgico e controle administrativo.
- Instrumentar cirurgias, inclusive aquelas que utilizam tecnologias diferenciadas, aplicando as normas de biossegurança, de forma a garantir que os instrumentais e materiais disponíveis estejam de acordo com a especialidade e o porte cirúrgico.
- Fornecer os instrumentais solicitados pelo cirurgião ou seu auxiliar, durante o ato cirúrgico, conforme técnica cirúrgica e asséptica.
- Identificar as situações-problema que exijam a capacidade de raciocínio e pensamento crítico e comprometimento com o conhecimento técnico e científico, garantindo a resolução do problema.
- Atuar dentro dos limites de sua competência profissional, respeitando os limites e interfaces do contexto multiprofissional em conformidade com a legislação profissional vigente
Público-alvo:
Profissionais técnicos em Enfermagem ou formação superior na área.
Conteúdo Programático:
Ciclo I – Bases profissionais
- Ética Profissional
- Biossegurança Presencial
- Anatomia e Fisiologia Presencial
Ciclo II – Cirurgia e Centro Cirúrgico
- Cirurgia Presencial
- Centro Cirúrgico Presencial
- Segurança do paciente Presencial
- Central de Material Esterilizados
- Terminologia Cirúrgica Presencial
- Anestesiologia Presencial
Ciclo II – Cirurgia e Centro Cirúrgico
- Central de Material Esterilizados
- Terminologia Cirúrgica Presencial
- Anestesiologia Presencial
Ciclo III – Instrumentação Cirúrgica
- Instrumentação Cirúrgica I
- Instrumentação Cirúrgica II
- Instrumentação Cirúrgica III
- Instrumentação Cirúrgica IV
- Instrumentação Cirúrgica Aplicadas a Cirurgias
Ciclo IV – Atividades Práticas Supervisionadas
Genoma: 23 anos de qualidade

Investimento
Descontos Especiais
- 5% à vista ou em duas parcelas
-
Ex-aluno Genoma tem mais 10% de desconto.
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
- Cópia do documento de identidade do (a) aluno (a) /contratante;
- Cópia do CPF do (a) aluno (a) /contratante;
- Cópia comprovante de residência do (a) aluno (a) /contratante;
- Comprovante do diploma de Técnico em Enfermagem (cópia autenticada).
- Registro no COREN (cópia simples do registro provisório ou definitivo de Auxiliar ou de Técnico em Enfermagem).